17/09/2019

Academia Urbana sobre Ação Climática destaca a importância dos diagnósticos no combate ao efeito estufa

O segundo dia da Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis deu continuidade às apresentações das Academias Urbanas, sessões temáticas de treinamento para gestores e técnicos públicos de diversos países.

Durante esta terça-feira (17/9), a Academia Urbana 1, com o tema “Planejamento voltado à Ação Climática” abordou como as cidades podem desenvolver e colocar em prática planos de Ação Climática a partir de diagnósticos, identificando, assim, as principais fontes emissoras de gases efeito estufa.

Entre os principais desafios nas estratégias, medidas e ações sobre o tema, as cidades participantes da atividade apontaram os dados, o monitoramento, a descontinuidade política e o financiamento. Também destacaram as oportunidades e a importância da adesão da Agenda 2030 para os municípios, com o fortalecimento do desenvolvimento local através de melhorias na saúde, qualidade de vida, turismo, entre outros.

A Academia foi organizada pelo Banco Mundial, Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), WRI Brasil e Grupo C40 de Grandes Cidades.