18/09/2019

Agenda do desenvolvimento sustentável ganha dois novos espaços digitais

Primeiros módulos da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis são disponibilizados aos gestores públicos e internautas em geral

Usar a tecnologia para acelerar a transição das cidades brasileiras para modelos sustentáveis de desenvolvimento é um dos principais objetivos de dois espaços digitais lançados nesta quarta-feira (18/9), durante a Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, que está sendo realizada em São Paulo.

Trata-se da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, que agrega novos conteúdos e ferramentas ao espaço, e o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis.

Os primeiros módulos das plataformas estão sendo disponibilizados aos gestores públicos e internautas em geral. Outros conteúdos serão incorporados aos dois espaços digitais ao longo do tempo, até 2022, que é o prazo definido para serem concluídos.

Ambas as plataformas integram o projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis.

O evento de apresentação dos novos espaços digitais, que possuem interligação, contou com participação de diversos representantes das organizações parceiras do projeto, entre as quais o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a ONU Meio Ambiente, o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), e o Programa Cidades Sustentáveis.

Também fazem parte da iniciativa a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal (SEMA/GDF) e a Agência Recife para Inovação e Estratégia e Núcleo de Gestão do Porto Digital (ARIES/Porto Digital).

Sobre o Projeto CITinova

Com abrangência nacional e ações específicas em Brasília e Recife, o projeto CITinova é composto por três grandes frentes de ação:

Planejamento Urbano Integrado: Produção de conhecimento e ferramentas para gestão integrada de políticas públicas e participação social para a construção de cidades sustentáveis no Brasil. Acessíveis aos gestores públicos e à sociedade em geral, os novos sistemas irão apoiar, facilitar e fortalecer a governança local.

Projetos pilotos em Brasília e Recife: Projetos pilotos com tecnologias inovadoras, que tenham impacto e ganhem escala. Entre as várias ações, em Brasília estão ocorrendo: a recuperação de nascentes; a implantação de Sistemas Agroflorestais mecanizados nas bacias do Descoberto e do Paranoá; e o diagnóstico de contaminação do Lixão da Estrutural, com biorremediação para teste de absorção de poluentes. Em Recife, estão sendo desenvolvidos: a urbanização de dois trechos das margens do Rio Capibaribe com jardins filtrantes e barco solar para travessia; e três Microestações de Monitoramento Climático.

Nova Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis: ambiente web com disponibilização de tecnologias, indicadores soluções inovadoras, boas práticas e muitas outras ferramentas para gestores públicos e sociedade em geral. As lições aprendidas com os projetos pilotos também estarão na plataforma.

A implantação de todas as ações ocorre simultaneamente.