18/09/2019

Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis inicia programação aberta ao público, com cerimônia no Auditório Oscar Niemeyer

A Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, que reúne a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis e o 3º Encontro Global da Plataforma Global Cidades Sustentáveis, iniciou a programação aberta ao público nesta quarta-feira, 18, no Auditório Oscar Niemeyer.

Primeiro a dar boas-vindas aos presentes, Ming Zhang, do Banco Mundial, contou sobre a sua primeira vinda para a São Paulo, há 13 anos, e a sensação de “conglomerado sem fim” que o faz acreditar como “o nosso futuro é urbano”. Para Ming, o fato de cerca de 80% da população latino-americana viver em cidades tem grande impacto na forma que organizamos nossa sociedade e comunidades.

Jorge Abrahão, coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis, enfatizou a importância da realização da Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis na discussão sobre a nova agenda das cidades, “nos unindo para transitarmos a um desenvolvimento mais sustentável”, afirmou.

Para Jorge, as “cidades têm um grande papel na transformação da sociedade” e, dessa forma, também “gestores públicos têm uma enorme importância. Ele entende que esse é “o momento de protagonismo das cidades, de chamar para si a responsabilidade, assumir compromissos com temas globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris”. O coordenador geral afirmou, ainda, que é “nas cidades que mora a esperança do desenvolvimento sustentável”.

Representando o Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Sávio Raeder, ressaltou a necessidade de termos um olhar para a ciência, a tecnologia e a informação de “forma integrada”, pois são essenciais para “o desenvolvimento do país”. Sávio citou a experiência do projeto CITinova e, reiterando as falas anteriores, afirmou que “todos os ODS têm uma forte conexão com as cidades”.

Durante a abertura, ao lado Beugrè Robert Mambe (governador de Abidjan – Costa do Marfim) Raquel Lyra (prefeita de Caruaru – Pernambuco), Pénélope Komitès (vice-prefeita de Paris – França), o prefeito de São Paulo assinou a Declaração de São Paulo sobre sustentabilidade urbana.

Bruno Covas afirmou, ainda durante a cerimônia de abertura, que “a preocupação com a humanidade é peça chave para a sustentabilidade” e anunciou o lançamento do Plano de Ação Climática, que será lançado pela Prefeitura em junho de 2020.

A primeira parte da programação da manhã foi encerrada com a apresentação do grupo de Gumboot Dance.