A Sessão Temática 8 ratou sobre o tema Desenvolvimento Orientado ao Transporte na tarde dessa quinta-feira, 19.09, fechando a última rodada de atividades da Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis. As apresentações da Mesa trouxeram cases de transformação urbana pela mobilidade e revitalização urbana.
Capital da Coreia do Sul, Seul apresentou seu antigo histórico com desenvolvimento de projetos TOD, conceito já há algumas décadas é trabalhado na cidade. A cidade apresentou um modelo chamado Desenvolvimento Orientado ao Município, que pressupõe considerar potencialidades e desafios locais próprios para organizar a gestão do território. Já na década de 80 projetos TOD começam a ser implantados em Seul, com a elaboração de um plano integrado para a gestão do município, que priorizava a densificação habitacional em locais onde ha concentração dos sistemas de transporte público e outros serviços essenciais, tornando essas áreas agradáveis e mais democráticas.
Conhecida internacionalmente, a experiência da cidade foi citada pelo mediador com atenção para a capacidade de transformação em apenas 20 ou 30 anos.
Na mesma direção, Diretor da Tókio Corporation trouxe como case um projeto de infraestrutura ferroviária onde a iniciativa privada foi importante parceira, com contrapartida de desenvolvimento dos bairros, aumentando o valor da terra e urbanizando áreas estratégicas o fluxo de transporte público disponível.
Richard Liu, diretor regional do ITDP, o instituto de politicas de transporte e desenvolvimento criado pelo governo chinês para desenvolver pesquisas e práticas na área de transporte explicou como o conceito TOD está diretamente relacionado com aproximas as pessoas do transporte, dos serviços e oportunidades, dando assim acesso à cidade. “A velocidade da urbanização que estamos assistindo é sem precedentes no mundo, fazendo ainda mais urgentes a necessidade de medidas para nossas cidades se tornem melhores lugares para estarmos”.