19/09/2019

Diretor do Banco Mundial defende programas que conciliem habitação e oportunidades de trabalho

Sameh Wahba avalia que as pessoas não precisam abrir mão da qualidade da moradia para poder viver próximo aos locais ondem há mais emprego

Na mesa temática que debateu “O Papel da Gestão Pública na Geração de Oportunidades, Trabalho e Renda”, realizada nesta quinta-feira (19/9) na Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, o diretor global para as Práticas Urbanas de Gerenciamento de Risco de Desastres, Resiliência e Terra do Banco Mundial, Sameh Wahba, destacou a importância de programas habitacionais que unem qualidade de moradia e proximidade desta aos locais onde estão os empregos e as oportunidades.

“Assim as pessoas não terão que escolher entre ter oportunidades ou viver em locais mais agradáveis”, argumentou.

Segundo ele, a construção de cada unidade habitacional gera de três a cinco empregos. Os dados revelam que há muito a se fazer nessa área, pois, em todo o planeta, 863 milhões de pessoas moram em condições abaixo do nível aceitável.     

Na sequência o prefeito de Rio Verde (GO), Paulo do Vale, apresentou a experiência exitosa do projeto “Produtores de Água”, que vem recuperando as nascentes dos rios de sua cidade.

Ele relatou que 62 produtores rurais fazem parte do programa e, ao preservar ou recuperar as nascentes, são remunerados por serviços ambientais. “A cidade está crescendo muito rapidamente nos últimos e nosso desafio é crescer de forma sustentável”, explicou.

Em reconhecimento aos resultados alcançados pelo projeto, Rio Verde já recebeu vários prêmios, entre os quais o Prêmio ANA (Agência Nacional de Águas) 2012.

Para Jorge Abrahão, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, a geração de oportunidades e renda é um dos principais desafios atuais.

“Apenas um quarto dos trabalhadores do mundo têm emprego formal e no Brasil há 28 milhões de pessoas que estão desempregadas, desalentadas ou trabalham menos do que poderiam”, registrou.

Ele lembrou que 8º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visa o pleno emprego até 2030.

A moderadora da mesa temática foi Maria Alice Setubal, presidente dos conselhos da Fundação Tide Setubal e Gife – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.