18/09/2019

“Jornalismo ajuda a manter uma democracia”

Parte da programação da Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, o painel “O Impacto do Jornalismo no Desenvolvimento Sustentável” reuniu profissionais para debaterem a importância do trabalho jornalístico no cenário atual e no combate às desigualdades.

Com mediação de Luanda Nera, jornalista e coordenadora de Comunicação do Instituto Cidades Sustentáveis, a mesa contou com a participação de Anderson Meneses, codiretor da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, e Tatiana Vasconcelos, âncora do programa Estúdio CBN, da rádio CBN. O encontro foi realizado no Auditório Oscar Niemeyer.

Tatiana falou sobre a falta de diversidade nas redações, “em geral, os jornalistas que compõem vem do mesmo lugar”, afirmou, enfatizando as limitações consequentes desta característica. Porém, a jornalista acredita que “a transformação está acontecendo, mas talvez não na velocidade que a gente gostaria”.

“Nosso maior sonho é não precisar mais existir”, falou Anderson, ao contar sobre a experiência da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Para ele, “a gente precisa naturalizar a diversidade”.

Outro desafio do jornalismo destacado durante a mesa foi o grande volume de notícias fraudulentas que circulam atualmente, principalmente em redes sociais como o WhatsApp. “Você desinforma gratuitamente e cobra para informar”, disse Tatiana. Assim, ela ressaltou, ainda, a importância de uma educação midiática. “A gente precisa ensinar as pessoas a consumirem notícias”, defendeu.

Já para Anderson, o “jornalismo sempre foi maltratado”. “Estamos vivendo tempos sombrios, mas chegamos aqui apanhando sempre. Estamos Mais fortes para rebater isso”, afirmou. Ele também lembrou que “o jornalismo ajuda a manter uma democracia”.