18/09/2019

Municípios que possuem boas práticas em redução das desigualdades recebem Prêmio Cidades Sustentáveis

Cerimônia de premiação ocorreu durante a Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis e contou com a participação de dezenas de prefeitos e gestores públicos

 

Um dos destaques da Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis foi a entrega do Prêmio Cidades Sustentáveis para os municípios que promovem políticas públicas destinadas à redução das desigualdades. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (18/9), no Auditório Oscar Niemeyer, com a presença de dezenas de prefeitos e gestores públicos.

Desta vez, o Prêmio Cidades Sustentáveis, que está em sua terceira edição, foi  conferido às cidades pequenas, médias e grandes em três categorias: Desigualdade econômica (com foco em gênero e raça); Acesso a serviços (Saúde, Educação e Infraestrutura); e Acessibilidade.

No início do evento, o coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, explicou que o objetivo do prêmio é reconhecer as gestões municipais que conseguiram avanços na promoção de uma maior igualdade entre os seus habitantes. “Esse tema [redução das desigualdades] é um dos mais importantes na agenda do desenvolvimento sustentável”, destacou.

Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil e integrante do Conselho Consultivo do Instituto Cidades Sustentáveis, explicou que, além de valorizar os gestores que promovem políticas públicas que apresentam bons resultados, o Prêmio Cidades Sustentáveis visa também divulgar boas práticas que possam servir de referência e exemplaridade para outros municípios.

“Os relatórios da Oxfam Brasil nos mostram que a diferença entre ricos e pobres está aumentando”, alertou ele, realçando a importância de políticas públicas que promovam mais igualdade no momento atual.

A terceira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis recebeu 114 inscrições de boas práticas desenvolvidas em 61 municípios, distribuídos por 15 Estados de todo o Brasil.

Zuleica Goulart, coordenadora de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, fez a apresentação das cidades vencedoras.

Ela agradeceu todas as prefeituras que se inscreveram, explicou como foram feitas as avaliações das boas práticas e destacou a importância das organizações que participaram da iniciativa.

Segundo Zuleica, a presente edição do prêmio foi promovida pelo Programa Cidades Sustentáveis e Oxfam Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. A iniciativa contou com apoio do CITinova, Fundação Ford e Instituto Arapyaú.   

Os municípios agraciados com o primeiro lugar em cada categoria foram anunciados por meio de um vídeo, que mostrou imagens e informações das boas práticas vencedoras.

Confira a relação das cidades ganhadoras do Prêmio Cidades Sustentáveis 2019:

 

Categoria: Acesso a serviços (Saúde, Educação e Infraestrutura)

Cidades Pequenas

1º São Cristovão (Sergipe)

2º Ubiratã (Paraná)

3º Santa Terezinha de Itaipu (Paraná)

 

Cidades Médias
1º Vitória (Espirito Santo)

2º Boa Vista (Roraima)

3º Toledo (Paraná)

 

Cidades Grandes

1º Recife (Pernambuco)

2º Guarulhos (São Paulo      

3º Teresina (Piauí)

 

Categoria: Desigualdade econômica

 

Cidades Pequenas

1º Santa Terezinha de Itaipu (Paraná)

2º São Cristovão (Sergipe)

3º Vera Cruz do Oeste (Paraná)

Cidades Médias e Grandes
1º Rio Branco (Acre)

2º Curitiba (Paraná)

3º Santos (São Paulo)

 

Categoria: Acessibilidade

 

Cidades Pequenas, Médias e Grandes

1º São Paulo (São Paulo)

2º Salvador (Bahia)

3º Santos (São Paulo)

A cerimônia de entrega do Prêmio Cidades Sustentáveis foi encerrada com apresentação cultural do grupo Matéria Rima.