19/09/2019

“Não existe sociedade entre desiguais”, defende cidade de Assunção em Mesa sobre Biodiversidade

Mediada pela Diretora da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, Xueman Wang, a Sessão Temática 5 trouxe o tema “Biodiversidade Urbana e Contabilidade de Capital Natural”. Responsável pela implementação de projetos de sustentabilidade urbana em todo o mundo, a diretora do GPSC apresentou como estudo de caso a experiência de Cingapura, referencia por ter dedicado grandes esforços para revitalizar o ambiente urbano e proteger sua biodiversidade.

“Nosso trabalho tem se voltado a ajudar cidades de todos os tamanhos e características na tarefa de localizar em seus espaços de infraestrutura azul e verde, o mesmo valor e potencial econômico que enxergamos na chamada estrutura cinza”. Alem do famoso caso asiático, Londres também foi apresentada como um exemplo de cidade que esta aproveitando o potencial de seu capital natural. Xueman finalizou apresentando uma publicação recentemente lançada pelo GPSC, com informações sobre capital natural e as possibilidades de transformá-lo em recursos para as cidades.

Rodrigo Ravena, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, apresentou o BioSampa Index, uma proposta para medir e contabilizar o capital natural da cidade, baseada na metodologia desenvolvida e utilizada em Cingapura. “O capital natural da cidade deve direcionar tanto políticas municipais, quanto o orçamento da cidade”. A cidade contabiliza 107 parques na cidade, diversas áreas verdes e uma plataforma online para acompanhar o plantio de arvores realizado pela prefeitura, que chegam a 3 mil por MEC.

Victor Raul Benitez, representando a Prefeitura da cidade de Assunção, capital do Paraguai, trouxe contribuições importante sobre a experiência da cidade, que abriga em sua região três ecossistemas simultâneos, enquanto sofre com infraestrutura deficitária e burocracia das dinâmicas publicas, complexidades compartilhadas entre muitas das cidades brasileiras. “Contamos hoje com um elevado crescimento econômico, as cidades crescem e se desenvolvem, mas me preocupa e me entristece muito que os níveis de desigualdade crescem simultaneamente ao de urbanização. Nao me importa esse crescimento insustentável da Nação”. O prefeito encerrou sua apresentação reforçando a afirmação de que “não existe sociedade entre indivíduos desiguais”.

Finalizou a rodada de debates Russell Galt, diretor da IUCM, entidade internacional de defesa da biodiversidade com mais de seis décadas de experiência. “As cidades são fundamentais na preservação da biodiversidade, não apenas porque a maioria das pessoas vive nelas, mas principalmente porque tem mais impacto e poder de incidência política, aumentando também nossa responsabilidade”.