18/09/2019

Prefeituras assinam Declaração de compromisso com a sustentabilidade urbana

Lideres municipais se reúnem em um debate com soluções para as cidades e assinam acordo de compromisso durante o evento Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis

 

Cidades brasileiras e internacionais assinaram hoje (18.09), durante a Rodada dos Prefeitos, uma Declaração coletiva com metas de compromissos pela sustentabilidade urbana. As cidades foram convidadas a manifestar seu apoio a agenda sustentável com medidas praticas, ou ainda desenvolvendo e compartilhando soluções pertinentes em seus contextos singulares.

O documento destaca a importância de soluções integradas para interceder contra a mudança do clima, perda de biodiversidade e desigualdade social. Espalhados por quatro continentes, os municípios signatários foram convidadas a expressar apoio a declaração e seus princípios, desenvolvendo e compartilhando soluções relevantes que podem ser replicadas.

Com o titulo ‘Declaração de São Paulo sobre sustentabilidade urbana: Um chamado para integrar nossas respostas à mudança climática, à perda de biodiversidade e à desigualdade social’, os compromissos apresentados passam pela obrigatória definição de metas municipais de baixa emissão de carbono, o desenvolvimento de planos municipais de ação pela conservação da biodiversidade das áreas urbanas e um planejamento que incorpore dados no processo de ordenamento espacial.

Os objetivos gerais para a comunidade são aproximar a natureza das pessoas, defender a inclusão social e promover as soluções baseadas na natureza como ideias para melhoria dos ecossistemas, visando aumentar a qualidade de vida e resiliência urbana.

Além do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinaram a Declaração a vice-prefeita de Paris, Penélope Komitès; o governador de Abidjan, Beugré Mambé; a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; e o vice-prefeito de Ningbo, na China, Shen Min.