16/09/2019

Primeiro dia de Conferência reúne especialistas em quatro Academias Urbanas

Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis tem mais de mil inscritos e programação distribuída em cinco dias de atividades

Teve início hoje a programação da Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, com a apresentação das Academias Urbanas, sessões temáticas de treinamento para gestores e técnicos públicos de diversos países. As atividades da segunda feira (16.09) ocorreram nas dependências da Umapaz, no Parque do Ibirapuera, e contaram com palestras e debates oferecidas por especialistas internacionais em quatro temas, selecionados pela organização da equipe da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC).

As sessões trataram desafios e soluções urbanos nos temas da participação privada no financiamento municipal, geoprocessamento no planejamento urbano, desenvolvimento orientado ao transporte e ações voltadas à mudança climática, assuntos atuais e urgentes para cidades de todo o mundo.

Academias Urbanas

Organizado pelo C40, grupo de cidades empenhadas em debater e combater a mudança climática, a Academia Urbana 1 tratou sobre formas de planejamento direcionado a ações nesse tema. Teve destaque o debate sobre o papel das redes locais para apoiar a transição das gestões municipais na direção de uma agenda mais sustentável. A mesa apresentou dois modelos de monitoramento e avaliação de mudanças no clima, destacando o papel voluntário, mas fundamental das cidades no engajamento deste movimento. As cidades podem fazer seu diagnóstico local para entender como encaminhar estrategias, medidas e ações.

A Academia Urbana 2 tratou sobre as formas de participação privada no financiamento das cidades, apresentando diversos projetos bem-sucedidos na área de PPP’s com resíduos sólidos. Além de Joanesburgo, na Africa do Sul, se destacaram diversas cidades brasileiras, cases mediados pela apresentação de Jeff Delmon, especialista sênior do Banco Mundial no tema.

Mediado pelo especialista em urbanismo do Banco mundial Santiago Arias, a Academia Urbana 3 apresentou e diversos casos de sucesso no planejamento urbano orientado ao transporte, inclusive em cidades da América Latina. Os participantes debateram soluções para o financiamento de infraestrutura em transporte, enfatizando a importância de contar com a participação da sociedade civil no processo de redesenho urbano.

A Academia Urbana 4 tratou sobre os usos de dados georreferenciais no planejamento urbano, apresentando uma visão geral sobre tecnologias geoespaciais disponíveis hoje e aplicações  demonstrados através de casos da cidade pelo mundo.

Uma série de visitas técnicas estão previstas para o segundo dia das Academias Urbanas, experiência que permitirá aos visitantes conhecer mais sobre como São Paulo está respondendo às oportunidades e desafios do desenvolvimento sustentável.