21/10/2019

Programa Cidades Sustentáveis apresenta temas estratégicos na Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis

A programação da Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis contou com eventos paralelos e sessões temáticas sobre diferentes temas ligados a políticas públicas e planejamento urbano. Durante a programação, o Banco Mundial ofereceu treinamentos e oficinas a técnicos e gestores públicos sobre Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (TOD, na sigla em inglês), Parcerias público-privadas (PPP) e Planejamento voltado à Mudança Climáticas.

Já o Programa Cidades Sustentáveis abordou três temas principais nas mesas sob sua responsabilidade: “O papel da gestão pública na geração de oportunidades, trabalho e renda”; “Planejamento Urbano, Gênero e Equidade de Raça”; e “Participação Social: a solução para os desafios da gestão pública”. Os assuntos estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e aos 12 Eixos da Plataforma do PCS.

A Sessão 3, O papel da gestão pública na geração de oportunidades, trabalho e renda contou com apresentações do Diretor Global do Banco Mundial, Sameh Wahba (acesse aqui) e do Prefeito de Rio Verde (GO), Paulo Faria do Vale, que apresentou a experiência do município com pagamento de serviços ambientais para proteção dos mananciais da região.

 

A Sessão 6, Planejamento Urbano, Gênero e Equidade de Raça debateu os avanços e desafios das políticas com enfoque em gênero e raça. A professora da FAU/USP e Coordenadora do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade LabCidade, Paula Santoro apresentou uma reflexão crítica acerca de formas de leitura e planejamento contra hegemônicas, e sua apresentação pode ser acessada aqui.

Maitreyi Bordia Das, Gerente de Práticas Globais em Desenvolvimento Social, Urbano, Rural e Resiliência e Líder Global para a Inclusão Social do Banco Mundial apresentou (acesse aqui) sobre sua ampla experiência no tema e Tauá Pires, Coordenadora de Programas na Oxfam Brasil trouxe elementos da realidade brasileira para o debate, em apresentação que pode ser conferida aqui.

A sessão 9, Participação Social: a solução para os desafios da gestão pública, debateu políticas e planos nacionais que estabeleceram diretrizes para introduzir a participação dos cidadãos na tomada de decisões do setor público nas últimas décadas. Participou da mesa Jani Moliis, representante da cidade de Helsinki, na Finlândia (apresentação no link), a vice-prefeita de Sobral, no Ceará Christianne Marie Aguiar Coelho (acesse aqui) e o Professor Saleem H. Ali, do GEF (acesse aqui).

Nove sessões temáticas cobriram uma ampla gama de tópicos centrais para a compreensão dos problemas urbanos atuais, as oportunidades e desafios da sustentabilidade.

Os temas foram: Geoprocessamento e Planejamento Espacial; Inclusão e Moradia Acessível; O Papel da Gestão Pública na Geração de Oportunidades, Trabalho e Renda; Regeneração Urbana e Desenvolvimento de Orlas Local; Biodiversidade Urbana e Capital Natural; Planejamento Urbano: Enfrentando Desigualdades de Gênero e Raça; Financiando o Desenvolvimento Urbano Sustentável; Desenvolvimento Orientado à Mobilidade; e Participação Social: Caminhos e Desafios da Gestão Pública.